Prefeitura inicia processo para canalização do São Domingos

A Prefeitura de Catanduva abriu concorrência para a contratação de empresa responsável pela canalização do rio São Domingos, no trecho entre as ruas São Paulo e Ceará, área central do município. As obras, estimadas em R$ 11 milhões, são necessárias para a prevenção de enchentes – problema recorrente em época de fortes chuvas e que afeta diretamente moradores e comerciantes da região.

Empresas interessadas em participar devem entregar as propostas até o dia 17 de setembro, na Seção de Licitações da Prefeitura. Será contratada a oferta de menor preço global, com prazo de 360 dias para concluir a obra após a ordem de serviço.

Desde o ano passado, a Prefeitura tem atuado fortemente na dragagem e limpeza do ribeirão e dos córregos que cortam o município, como forma de conter as cheias. A canalização do rio São Domingos é medida complementar e necessária para reduzir riscos de transbordamento, à medida que facilita o fluxo das águas.

“Esta é a primeira etapa do processo, com investimento estimado em R$ 3 milhões para este ano. Além de reduzir riscos de cheias, a canalização proporcionará grande ganho ambiental com a urbanização de todo o trecho, calçadas amplas e a constituição de longo corredor verde”, comenta o prefeito Afonso Macchione Neto.

Paralelamente ao serviço, a Prefeitura irá licitar obras de galerias pluviais nas ruas cujo alagamento é recorrente, como a Antônio Girol, a rua Altair e a Mongaguá.

Corredores Verdes

A proposta de canalização do rio São Domingos integra o projeto “Corredores Verdes do Vale do Rio São Domingos de Catanduva”, desenvolvido durante a gestão anterior do prefeito Macchione e que foi vencedor da categoria paisagismo na Premiação IAB-SP, no 46º Congresso Internacional de Paisagismo, em 2008.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto catanduvense destaca-se por criar um espaço humanizado e apresentar aspectos ambiental, cultural e educativo, recuperação de áreas degradadas e valorizar a infraestrutura urbana, com a disponibilização de mobiliário urbano e ciclovia cruzando bairros.

Fonte: Assessora/Prefeitura

Publicações relacionadas